domingo, 21 de junho de 2015




Exercícios do capitulo 2 do Romantismo em Portugal.
1)      Os árabes se aproximavam, o cavaleiro negro propõe que um dos guerreiros carregasse Hermengarda em segurança para o outro lado da margem, pois ele iria ficar para  lutar com os árabes para garantir que eles conseguissem se salvar.
a)      Após fazer a proposta o cavaleiro fica “quase sufocado de furor e de angústia”, pois nenhum dos guerreiros se voluntariou para carregar Hermengarda em segurança.
b)      Diante desses fatos, o cavaleiro negro toma Hemergada  em seus próprios braços e a carrega para longe a outra margem do rio ele mesmo.
2)      Eurico tem coragem, diferente dos outros guerreiros, e arrisca sua própria vida, quando os outros não quiseram, para tentar manter Hermengarda a salvo.
3)      Hermengada é descrita no texto como um “coração feminino mistura de esforço e timidez, de energia e fraqueza”, características típicas da heroína romântica.
4)      A passagem que permite inferir que Hermengarda ainda sente grande paixão por Eurico no texto é “E ao proferir o cavaleiro negro o nome de Eurico, a irmã de Pelágio soltou um gemido e deu em terra como se fora morta”.
5)      Os cavaleiros são chamados de “cavaleiros da cruz” e quando Eurico quer garantir que eles irão salvar Hermengarda ele pede a eles que jurem “sobre a cruz da sua espada”. A cruz é um símbolo da fé cristã. Os árabes eram considerados infiéis e pagãos, pois não eram adeptos da religião cristã.
6)      A cena apresentada sugere que Zorro é um cavaleiro, misterioso, pois está usando uma máscara e também heróico, pois monta com determinação, provavelmente fugindo de algum perigo ou indo ao resgate de alguém em perigo.
7)      O herói romântico ainda é valorizado, pois a cultura romântica foi muito disseminada e internalizada e hoje, como quando foi estruturado, o romance pode servir como uma válvula de escape para sentimentos e expectativas, ideias e irrealistas que não funcionam na vida real.

Almeida Garret

1)      O campo é idealizado, retratado como algo belo e etéreo, é uma extensão dos sentimentos que o eu-lírico valoriza. A cidade, por sua vez, é desprezada,  considerada artificial, e algo que corrompe a alma e obriga que sua pureza seja deixada para trás, junto ao campo.
2)      A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra e se alastrando por toda a Europa, causou a  substituição da produção artesanal pela indústria,  em série, e teve como conseqüência, além da formação de uma nova classe – o proletariado -, a radical mudança no estilo de vida. Uma dessas mudanças foi à migração do homem do campo, substituindo pela máquina, para a cidade em busca de emprego.

3)       

Texto 1
Texto 2
Qualidades atribuídas à vida no campo
“o negro dos montes erguidos”
“o verde do triste pinheiro”
“liberdade” “inocência” “vigor”
“tudo está em harmonia suave e perfeita”, “paz, saúde, sossego do espírito e repouso do coração”
Comparação entre o ambiente campestre e o paraíso
“paraíso onde livres vivemos...”
“Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou...”

4)      A leitura dos textos de Garret confirma os comentários do crítico sim, pois em ambos os textos é possível perceber a idealização do campo pelo poeta romântico. Em ambos os textos o campo é visto como um lugar puro, o paraíso e a cidade como o lugar dos sentimentos de vaidade e futilidade.

Amor de perdição
1)      Baltasar acreditava que a mulher devia ser submissa e obedecer cegamente a ordens que lhes eram dadas pelos homens. Para ele, as mulheres não tinham nem o direito de escolher seus próprios maridos.
Essa opinião pode ser tomada como traço das convenções burguesas, pois a mulher burguesa devia ser moldada para o casamento, para ser uma boa esposa e agir de acordo com a vontade do marido, servindo sempre a ele e aos filhos.
2)      A) “Sou um dos criados que minha prima leva em sua companhia. Dois tinha eu há dias, dignos de acompanharem a minha prima; mas esses houve aí um assassino que mos matou. À falta deles, sou eu que me ofereço”.
B) De acordo com a resposta de Teresa ao sobre o episódio ela considerava  o primo um covarde, que deixou que os criados morressem por ele.

3)      A) O herói romântico, como é o caso de Simão, muitas vezes age por impulso e é motivo pelos sentimentos e não pela razão.
b)      A nobreza de Simão é demonstrada no fato de ele se entregar e não fugir, ele assume o seu ato, mesmo que não se arrependa do que fez, não foge por uma questão de honra.
c)      O meirinho estava disposto a deixar Simão fugi porque o reconheceu como um homem importante. Pessoas em posição de poder muitas vezes são privilegiadas.
4)      Teresa é devota ao seu amor por Simão, recusa as tentativas do pai em casá-la, mas é obrigada a ir para um convento, que prefere a ter que renegar aos seus sentimentos. Teresa é passiva e frágil, característica da mulher romântica, mas é tão obstinada e dedicada ao seu amor das formas limitadas que cabiam à mulher daquele tempo.

As pupilas do senhor reitor
1)      O narrador é um narrador em terceira pessoa, que tem uma visão onisciente e opina a respeito dos acontecimentos e valores em discussão.
2)      Em Pedro, o amor veio naturalmente, sem alterar radicalmente seus hábitos, apesar de ocorrerem algumas mudanças, estas eram leves e prazerosas e não lhe tiravam o sono à noite. Pedro é simples e amava sem os exageros que descrevem os poetas. Simão, por sua vez, foi completamente mudado pelo amor, alterou seu comportamento radicalmente no espaço de três meses porque havia se apaixonado.
3)      De Simão, pois de acordo com o narrador de As pupilas do senhor reitor Pedro não era como os amantes wertherianos, “que, por   pequenas coisas, perdem o sono e o apetite”.

João de Deus
         1) O poema mostra uma concepção de amor como algo que não pode ser definido, absoluto, que transforma a realidade e faz quem o sente esquecer o mundo real para só ter olhos quem se ama, criando assim um mundo ideal, que pertence somente aos amantes.  Esta concepção de amor é mais próxima do sentimento consumidor vivido por João e Teresa.
        2) O sinal de interrogação pode ser visto como referência ao mistério do sentimento amoroso, que atinge o eu lírico e não pode ser definido por palavras,apenas sentido.
        3) O eu lírico pensa em quem ama quando está em meio à natureza. 
        4) Os sinais que predominam são o ponto de interrogação e as reticências, que sugerem o extravasamento de emoções, a manifestação de impressões subjetivas e emocionais, sem a preocupação com a lógica ou a razão.
        a)  A função emotiva.
5)       O poema é composto por quatro estrofes de oito versos. Cada verso tem seis sílabas poéticas. O esquema de rimas de cada verso é abacbddc.

William Shakespeare: Romeu e Julieta
1)      Ambos os pais afirmam que fizeram a melhor escolha de marido para a as filhas e quando elas se recusam, eles ameaçam a deserdá-las se não mudarem de ideia.
2)      Os pais ficam furiosos, ambos afirmam que não terão mais filhas se elas não se casarem.
3)      Teresa e Julieta são dedicadas ao amor que sentem, recusam as ofertas dos pais e afirmam que nada do que eles possam fazer irá mudar sua opinião. Isso é uma característica típica da heroína romântica, que apesar de não poder agir em relação ao que sente, reage obstinadamente contra as tentativas de outros personagens de apagá-lo.
4)      Sim, pois na época em que as histórias se passam, era comum que as meninas se casassem com quem  seus pais decidissem que, era conveniente e elas tinham que ser obediente como parte do papel que lhes dizia respeito como mulheres naquela sociedade.  No caso de Julieta e Teresa, seus pretendentes eram muito bem escolhidos, e qualquer menina deveria se considerar sortuda de tê-los, mas elas não.
5)      O Amor se relacionada com a Morte na obra, pois é uma fatalidade, que só pode ser vivido plenamente em outro plano, que se atinge através da morte.
a)      A morte nessas obras é uma fuga da realidade, vista como transcendental, um meio de viver plenamente esses sentimentos.
Atividade Complementar
a)      O Romantismo acontece no contexto da Revolução Francesa, que tinha como ideais: “liberdade, igualdade e fraternidade”.  É o período do fim do absolutismo e da ascenção da burguesia e, como, conseqüência,  início de um liberalismo político, social e de valores.  O Romantismo é a arte dessa burguesia em ascensão e representa os valores dessa classe social e é feita para este público.
b)      Sim, a literatura, de certa forma, é uma imitação do mundo real. Mas também pode servir para nos fazer refletir sobre diversas situações, pois é possível nos identificar com o que lemos e, muitas vezes, nos colocar no lugar desses personagens e as experiências e maneira com que lidam com elas podem nos ensinar muitas coisas.

Página 192
1)      a) A diferença entre os textos é que ambos estão em períodos clássicos diferentes. O texto 2 um poema com características do pré-modernismo. Já o texto 3 relaciona-se com a fase árcade.
b)      No texto 2 há a presença da devoção ao amor, há emoção, drama, pranto, fala sobre a morte “ó retrato da morte, ó noite amiga”. Já o texto 3, é um texto que tem uma visão de mundo voltada para a ciência, ao citar Newton, uma grande cientista, a ciência é o meio de explicar e modificar o mundo. “Que, se o cálculo não erra/ Posto entre o sol e a terra, / Faria eclipse total”. Busca explicar os fatos através da razão, ciência.
2)      A poesia emotiva, solitária, confidente. Há a presença de fatalismo e pessimismo em relação ao mundo.

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